Eventos - EXPOSIÇÃO 100 ANOS DA ALBA, UMA HISTÓRIA GLOBAL

sábado, 05 de junho de 2021 | 16h00

VEJA NO YOUTUBE


EXPOSIÇÃO


100 ANOS DA ALBA, UMA HISTÓRIA GLOBAL


FOLHA DE SALA (LINK)


Patente de 05 de junho a 31 de dezembro de 2021



Município de Albergaria-a-Velha inaugura exposição sobre centenário da Alba


Para comemorar o centenário de uma das marcas mais emblemáticas de Albergaria-a-Velha, da região e do País, a Câmara Municipal inaugura, no dia 5 de junho, pelas 16h00, a exposição "100 Anos Alba, Uma História Global".


A mostra estará patente na Biblioteca Municipal até ao final do ano.


A Alba, fundição situada em Albergaria-a-Velha, é "uma marca portuguesa no mundo" que atravessa praticamente todo o século XX, com impacto nacional, nas ex-colónias e com exportações para a Europa e o Brasil. Dos bancos de jardim icónicos aos utensílios de cozinha, ao primeiro e único carro português, a Alba, registada oficialmente em 1929, permite-nos olhar a história global a partir de Albergaria-a-Velha.


A história começa com a industrialização portuguesa acarinhada pelo condicionamento industrial do Estado Novo, passa pela II Guerra Mundial, a Guerra Colonial, a independência das colónias, a Revolução dos Cravos, e terminará depois da restruturação produtiva após a adesão à CEE/UE e aos efeitos da concorrência na globalização depois dos anos 90 do século XX. A história da Alba abrange, assim, quase um século de um país em mutação profunda e do seu lugar na economia e no sistema internacional de Estados.

Voltar ao topo