O Centro Cultural de S. João de Loure, orçado em cerca de 1,3 milhões de euros e que teve uma comparticipação comunitária de mais de 995 mil euros, foi inaugurado a 12 de dezembro de 2015. É um edifício com uma área total de 2998 metros quadrados, onde se inclui um auditório com 176 lugares, foyer, sala de reuniões, cinco camarins e oito salas de aprendizagem musical.
A construção deste equipamento surgiu da necessidade de haver, na freguesia de S. João de Loure, e na zona Sul do Município, um espaço que funcionasse como suporte ao nível da formação e da qualificação dos músicos amadores pertencentes às bandas filarmónicas, nomeadamente a Banda Velha União Sanjoanense e a Banda Recreativa União Pinheirense.
Tal como o CCBranca, também o Centro Cultural de S. João de Loure ficará inserido num complexo que engloba, ainda, a Piscina Municipal, a Escola EBI (sede de Agrupamento), e um Campo Futebol 11 com piso sintético.
Para além da sua vocação formativa, ligada, essencialmente à música, o Centro Cultural permitirá ainda a dinamização de outras atividades fruto do auditório que o integrará, um espaço pensado e concebido para receber os vários tipos de manifestações artísticas, da dança à representação, para além da música.