Eventos - ENCONTRO COM LETRAS - JOSÉ ANTÓNIO SIMÕES

sábado, 30 de abril de 2022 | 16h00

ENCONTRO COM LETRAS


TRAÍDO PENA INUSITADA SONORIDADE DOS ESTALIDOS DAS VERGASTADAS

ANAMNESE


 JOSÉ ANTÓNIO SIMÕES


30 DE ABRIL| SÁBADO | 16H00



SINOPSE

«Quando eram previsíveis os encontroscom o senhor diretor, tipicamente Bóer, avantajado, forte e grande, colocava folhasde jornal para proteger os músculos do nadegueiro. Por má sorte era sempretraído pela inusitada sonoridade dos estalidos das vergastadas.»

«Foi numa manhã de um outono soalheiro que recebi a notícia de que tinha umadenocarcinoma, tinha um cancro. Fui submetido a quatro delicadas e complexascirurgias. Num ambiente assustador e crítico de saúde, entre quimioterapias,comecei, de vez em quando, e teclar algumas palavras, formando frases, que fuimodificando, complementando, apagando, reescrevendo ou mesmo adulterando.
A dado momento, sem me aperceber, inconscientemente, embarquei numa viagem porlabirintos de retas, de curvas e contracurvas de memórias, de fragmentos daminha vida, e com volição de partilhar as minhas histórias. Vivi momentos quenunca divulguei, muito mais os longínquos, os eternamente esquecidos.Passaram-se anos e anos sem me lembrar deles. É pela mão deste livro que dou aconhecer alguns, como a escola primária e o ambiente político de segregaçãoracial na África do Sul, o regresso à aldeia, de estudante a assistente naFaculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de professor universitário einvestigador na Universidade de Aveiro, de diretor da Escola Superior de Artese Design e, por fim, de convivência com a doença.»



Voltar ao topo