RBCIRA


A BMAAV integra a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro (RBCIRA), juntamente com as Bibliotecas dos Municípios de Águeda, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos, criada em 2012.
As Bibliotecas Municipais que integram a Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro assumem-se como o centro local de acesso à informação e ao conhecimento. São um espaço de educação formal e informal, de sociabilização e de estímulo à criatividade. Sendo equipamentos culturais, disponibilizam um conjunto de serviços informativos que abrangem todas as áreas do conhecimento, criando fortes ligações com o conhecimento humano e promovendo conexões com a Rede Cultural, Educativa, Social, Empresarial e Criativa dos Municípios da CIM Região de Aveiro.
As Bibliotecas Municipais da CIM Região de Aveiro são instituições vivas, interventivas e proativas, centradas nas pessoas, nos seus interesses e nas suas necessidades, agentes promotores do desenvolvimento local e regional, atuando diretamente na formação de uma comunidade mais democrática, mais informada e mais capacitada para um pleno exercício da cidadania.
A RBCIRA foi distinguida com o Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas, atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2014.

Objetivos

- Criar e fortalecer os hábitos de leitura da comunidade, com especial incidência nas crianças desde a primeira infância.
- Apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal a todos os níveis, estimulando a imaginação e criatividade das crianças, dos jovens e dos seniores.
- Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa, proporcionando o livre acesso à cultura e à informação, possibilitando o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.
- Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas.
- Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural, das artes e do espetáculo.
- Fomentar o diálogo intercultural e a diversidade cultural.
- Conservar, valorizar, promover e apoiar a tradição oral, difundindo o património referente ao fundo local, reforçando, assim, a identidade cultural do Município e da Região.
- Proporcionar um espaço público de encontro fomentador de experiências sociais positivas.
- Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local.
- Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse.


Bibliotecas Integrantes da RBCIRA

Biblioteca Municipal de Águeda
Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

Biblioteca Municipal de Anadia

Biblioteca Municipal de Aveiro

Biblioteca Municipal de Estarreja

Biblioteca Municipal de Ílhavo

Biblioteca Municipal de Murtosa

Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro

Biblioteca Municipal de Ovar

Biblioteca Municipal de Sever do Vouga

Biblioteca Municipal de Vagos


Agenda da Rede de Bibliotecas Municipais


#1 Março 2017

#2 Abril 2017

#3 Maio 2017

#4 Setembro 2017

#5 Janeiro 2018

#6 Abril 2018

#7 Julho 2018

#8 Outubro 2018

#9 Janeiro 2019

#10 Abril 2019



Voltar ao topo