Eventos - EXPOSIÇÃO DE PINTURA, DESENHO E ESCULTURA de Hélder Bandarra

DE 31 DE MAIO A 26 DE JUNHO DE 2019

Obras de Hélder Bandarra em exposição na Biblioteca Municipal


Durante o mês de junho, obras de pintura, desenho e escultura do artista Aveirense Hélder Bandarra vão estar em exposição na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. A inauguração é já na sexta-feira, 31 de maio, pelas 18h00.
"Toda a minha personalidade plástica é o resultado de uma vida inteira de dedicação, de paixão pelas artes, de admiração e reconhecimento a muitos artistas que me têm ajudado a compreender o seu propósito", afirma Hélder Bandarra, que conta com quase meio século de vida dedicado à arte. Em Albergaria-a-Velha, vão ser expostas 18 obras, que não se encaixam em nenhuma corrente específica, na medida em que o artista tem lutado constantemente contra a "rotulagem" de pintores e escultores, como se fosse necessário encaixá-los em pastas de arquivo. "Sinto-me artista, diferente de outros pela minha permanente e assumida transgressão à rotina do dia-a-dia", explicar Bandarra.
Nascido em Aveiro, Hélder Bandarra iniciou a sua atividade artística fazendo ilustrações para jornais e participando em exposições. Em 1961, marcou presença na 1.ª Exposição dos Artistas Aveirenses. Em Lisboa, frequentou aulas na Sociedade Nacional de Belas-Artes, sendo discípulo do pintor Gil Teixeira Lopes.
Membro fundador do movimento vanguardista AveiroArte, tem uma  vasta obra desenvolvida na pintura, desenho, escultura, colagem, medalhística, design de imagens de empresas, cartazes, capas de livro, revistas e litografia artística. Realizou mais de 30 exposições individuais de pintura e desenho e participou em mais de uma centena de mostras coletivas. Os trabalhos de Hélder Bandarra estão distribuídos em várias coleções particulares em Portugal e no estrangeiro, estando também representado em alguns museus. Atualmente, tem ateliê de pintura em Vila Nova de Gaia, onde leciona aulas de iniciação às Artes Plásticas.
A exposição de pintura, desenho e escultura de Hélder Bandarra pode ser visitada até 26 de junho, durante o horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal.

Voltar ao topo