Biblioteca Municipal Albergaria-a-Velha

TÍTULO/RESP.:

A morfologia da arquitectura : 1920 - 1970

: volume I / Victor Consiglieri

AUTOR(ES):

Consiglieri, Victor

EDIÇÃO:

3ª ed

PUBLICAÇÃO:

Lisboa: Estampa, 1999

DESC.FÍSICA:

[4], 378, [4] p.

:

Este trabalho é constituído pelo estudo morfológico da arquitectura no período compreendido entre 1920 e 1970. Abrange a análise do espaço, do equilíbrio e da forma, com as suas leis de efeitos, no âmbito da composição/decomposição.
Para aclarar com rigor a atitude modernista da decomposição e da expressão cada vez mais dinâmica dos espaços, das formas, das linhas e dos claros-escuros, recorremos pontualmente ao confronto com os métodos de composição clássica. Para apreciar esta modalidade de relação, analisamos os grandes mestres - Walter Gropius, Mies van der Rohe, Le Corbusier, Frank Llooyd Wright, Alvar Aalto e alguns arquitectos da terceira geração da cronologia da arquitectura moderna.
A partir da "teoria do campo" e do seu efeito nas diversas operações compositivas, nasce uma série de conceitos como os de tensão, movimento e, também, direcções e deformações.
Ao longo dos cinquenta anos do modernismo, o estudo do campo atravessou três etapas distintas: o gestaltismo, a topologia e a fenomenologia. Estes conceitos são categorias a priori que estabelecem princípios de um "gramática" e que apresentam várias formas de expressão.

TEMA:

Artes.

ASSUNTOS:

Arquitectura
Estudos

CDU:

72

Livros  
COTAVOLUMELOCALSECÇÃOCÓDIGO BARRASESTADO
72 CONS1Biblioteca Municipal de Albergaria-a-VelhaEspaço de leitura000049010Livre