Eventos - EXPOSIÇÃO "RETROSPETIVA DA OBRA DE PAULO TANOEIRO"

DE 27 JUNHO A 31 JULHO | 18:00

EXPOSIÇÃO DE DESENHO E PINTURA

"RETROSPETIVA DA OBRA DE PAULO TANOEIRO"


INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: 27 JUNHO || 18:00

Patente de 27 de junho a 31 de julho de 2019


Nesta exposição individual do artista, podemos viajar pelos últimos anos da sua obra plástica, a qual é constituída por uma mostra de óleos e desenhos, de diferentes técnicas e cuja inspiração deriva das mais diferentes origens.

No trabalho do artista, somos levados a viajar pelos últimos anos da sua obra plástica, onde podemos apreciar alguns óleos e desenhos de diferentes técnicas e temas.
As obras representadas contemplam os temas clássicos e a contemporaneidade. Os seus desenhos e óleos têm como  pano de fundo as suas várias viagens pelo mundo, com paisagens urbanas de Nova Iorque, Roma, Peru, Bangladesh. Contempla igualmente alguns temas mais clássicos sobre a mitologia  e a  literatura clássica, temas sobre os quais o artista se inspira para a criação da sua obra, a tangenciar o romantismo com o seu cunho e registo pessoal ...
Nas suas obras, são abordadas cenas da literatura e mitologia clássica , com desenhos  a pena, tinta da china sobre papel e carvão e giz branco, de Romeu e Julieta,  Circe e Ulisses,  Perseu e Andrómeda e Medusa. Estes temas apaixonam o artista desde há muitos anos para cá.
Esta Retrospetiva propõe ainda, a apreciação de paisagens e interiores de monumentos singulares como o interior dos Jerónimos feitos a tinta da china em grande formato, e vistas de cidades como Nova Iorque, Lima e Daca, onde a técnica de minúcia de traço cruzado nos remetem para as gravuras clássicas dos velhos mestres europeus e nos envolvem temporal e espacialmente, numa viajem a esses belos lugares.

Há ainda alguns trabalhos que retratam o quotidiano de diferentes épocas, dos costumes, em diferentes pontos do planeta.

Procura o autor, para além do seu registo em termos de arte, transmitir ao observador, uma visão integral sobre um local, um mito, um costume.


Voltar ao topo