Eventos - II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL [RE]PENSAR A BIBLIOTECA PÚBLICA

QUINTA E SEXTA-FEIRA, 28 E 29 DE MARÇO DE 2019

[RE]PENSAR A BIBLIOTECA PÚBLICA:
GAMING E MAKERSPACES

A prática do gaming e a emergência dos espaços makerspace apresentam-se como dois novos desafios para as bibliotecas públicas, reforçando o seu papel como local de aprendizagem e de criação.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, através do seu Grupo de Trabalho da Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro (RBCIRA) promove a realização da II Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública, sob a temática nodal "Gaming e Makerspaces". O evento tem lugar nos dias 28 e 29 de março de 2019, decorrendo o primeiro dia em Albergaria-a-Velha e o segundo dia em Ílhavo.

Dirigida a bibliotecários públicos e respetivas chefias, a conferência visa impulsionar o trabalho desenvolvido nas bibliotecas municipais, nomeadamente ao nível da criatividade. Será o primeiro e o maior evento de dimensão internacional com enfoque em makerspaces e nos demais "novos" lugares e funções das bibliotecas realizado no País, sempre com o desígnio de prestar um melhor serviço público aos cidadãos.

Práticas de sucesso no âmbito do gaming, o papel das bibliotecas na era digital e a importância dos espaços criativos são alguns dos temas a abordar no encontro, que conta com a participação de diversos especialistas europeus como Matt Finch, empreendedor inglês na área da criatividade, Ana Órdas, autora do livro Gamificación en Bibliotecas, Jeroen de Boer, Assessor de Inovação nos Serviços de Biblioteca de Fryslân - Holanda, e Carlos Pinheiro, Coordenador do Curso de Especialização de Bibliotecas e Literacias Digitais e da Informação do Instituto Politécnico de Santarém.

Além da componente mais reflexiva e motivacional, a conferência internacional privilegia a partilha de experiências, havendo a apresentação de casos de sucesso internacionais - Dokk1, a nova biblioteca de Aarhus, na Dinamarca, que promove um ambiente acessível para a aprendizagem em prol da cidadania e da comunidade; Ubik, uma biblioteca criativa em San Sebastián, Espanha, que disponibiliza espaços de aprendizagem para os cidadãos criarem; e Frysklab, uma biblioteca/laboratório dentro de um autocarro que aposta no desenvolvimento de novas competências junto dos estudantes holandeses.

Workshops práticos com os oradores internacionais, um espaço de networking, com empreendedores portugueses que trabalham as áreas da criatividade, inovação e tecnologia e a apresentação do estudo do valor económico das Bibliotecas Públicas que compõem a rede da CIM Região de Aveiro completam o programa dos dois dias. Destaca-se ainda uma homenagem invocacional a Maria José Moura, considerada a "mãe" da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, falecida no ano passado.

A componente lúdica e social não é descurada na conferência, havendo visitas guiadas às bibliotecas municipais de Albergaria-a-Velha e Ílhavo, degustação de produtos regionais e passeios pela Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, Rota das Padeiras de Ílhavo e pela Ria de Aveiro.

A II Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública conta com a parceria da DGLAB - Direção-Geral  do Livro, Arquivos e das Bibliotecas, da Universidade de Aveiro e da ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática. A Confraria Gastronómica do Concelho de Albergaria-a-Velha - Rainha D. Teresa, o Roteiro da Carne Marinhoa, a Confraria Gastronómica do Bacalhau e a Associação "Os Baldas" apoiam o evento.

PROGRAMA

Inscrições aqui


Bibliotecários públicos portugueses e respetivas chefias | Agentes culturais, Educadores e professores | Limitado à Lotação da Sala

Conferência | Cineteatro Alba - Sala Principal, Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha e Biblioteca Municipal de Ílhavo
GRATUITO

promoção CIM Região de Aveiro | RBCIRA
coorganização Municípios de Albergaria-a-Velha e Ílhavo
parceiros DGLAB | UA | BAD | ANPRI


FACEBOOK: https://www.facebook.com/conferenciainternacional.repensarbp.7

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/conf_internacional_repensarbp/

TWITTER: https://twitter.com/ConfBp?lang=en

Voltar ao topo