COMUNIDADE EM GERAL - Visitas Guiadas

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha é edifício com História que agora faz parte da comunidade, possibilitando o livre acesso à cultura e informação. É possível agendar visitas guiadas a este edifício, entrando em contacto com os serviços da Biblioteca para um pré-agendamento da visita pretendida.

Este equipamento cultural é um centro local de acesso à informação, disponibilizando aos seus utilizadores o conhecimento e a informação, de todos os géneros e em todos os suportes. É um espaço de educação informal, de socialização, afirmando-se como um centro de cultura e para a cultura. Esta Biblioteca tem a missão de contribuir para o pleno desenvolvimento da comunidade onde se integra, promovendo valores humanos fundamentais no exercício dos direitos humanos e da cidadania, bem como a evolução das literacias de forma criativa, autónoma e contemporânea.

Esta nova biblioteca surge da requalificação do edifício tradicionalmente conhecido como “O Palacete da Boa Vista”, sendo inaugurada a 22 de Junho de 2013. A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha pertence à rede nacional de leitura pública e enquadra-se na tipologia BM2.

Uma das características diferenciadoras deste equipamento é o edifício onde está inserida. “O Palacete da Boa Vista” é original do século XIX, mandado construir por João Patrício Álvares Ferreira, constitui uma referência para o património da cidade.

Apresenta uma localização privilegiada, de fácil acesso, excelentes potencialidades do edifício envolvente, com um espaço exterior que permite o desfrutar dos prazeres da leitura e a dinamização de diversas atividades complementares.

A sua requalificação assentou, essencialmente, na manutenção das fachadas existentes, na preservação dos elementos de interesse histórico e patrimonial e na construção de um novo corpo. Os elementos preservados e restaurados do edifício, que podem ser visitados, encontram-se na Sala Quatro Estações onde podemos ver as telas de Domingos Costa originais de 1910 e no Salão Nobre, onde estão os tetos de estuque de Domingos Simões da mesma época.

Voltar ao topo