Eventos - EM RODA DO CONTO

2020

EM RODA DO CONTO

A atividade de promoção e mediação da leitura "Em Roda do Conto" continua em versão digital.

Promovendo e mediando leituras, a Equipa do Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha disponibiliza um banco de recursos vídeo com contos e muito mais.

Com as obras selecionadas, o/a leitor/a é convidado/a a criar a sua própria história com base em elementos artísticos. Um desafio à criatividade!

Entretanto, fiquem atentos/as, pois mais histórias vêm a caminho!

Espreite, desfrute e partilhe!


EM RODA DO CONTA_UM DIALOGO CHEIO DE NADA

VEJA NO YOUTUBE

"UM DIÁLOGO CHEIO DE NADA"

um texto da obra "A Viagem", de João Perestrelo. Nesta obra o autor parte da sua experiência psiquiátrica para o levar a percorrer um caminho de encontro a si mesmo. Trata-se de um conto sem retorno, que nos alimenta a alma e nos transporta para um lugar singular, oculto dentro de nós.

Aqui, a magia funde-se com a realidade relembrando-nos que, no nosso interior, reside um infinito potencial.



EM RODA DO CONTA_O QUE É A VIDA?

VEJA NO YOUTUBE

"EXISTÊNCIA" - capítulo 1

As crianças fazem perguntas, todo o género de perguntas, e normalmente são perguntas importantes. O que fazer com elas? Em "O que é a vida?", há seis grandes questões para jogar com as ideias e ver para lá das aparências. Porque é que vivemos? Como podes ter uma vida feliz? Serás mais tarde um vencedor? Porque é que a vida é difícil? Porque é que o homem existe? Porque é que morremos? Para cada uma destas questões, são apresentadas várias respostas. Algumas delas poderão parecer evidentes, outras misteriosas, espantosas ou até desconcertantes, mas todas elas serão objecto de novas perguntas, porque o pensamento é um caminho sem fim. Indispensável como iniciação ao questionamento dos mais novos, a colecção "Filosofia para Crianças" constitui, além disso, um instrumento precioso para os adultos que lhes desejem oferecer um diálogo aberto, mais do que um conjunto de respostas feitas.


EM RODA DO CONTA_RAINHA DAS CORES

VEJA NO YOUTUBE


Esta é a história de uma rainha que vive num mundo de cores, é a história do Azul, do Vermelho, do Amarelo e de uma vida em comunidade cheia de emoções, expectativas e relações. Cor, alegria, raiva, tristeza, ternura, ousadia são algumas das palavras que moram neste livro que se transformou num clássico contemporâneo da Literatura Infantil a nível mundial e que nos convida a refletir através das cores e das emoções. Um conto cheio de cor e poesia, escrito e ilustrado por Jutta Bauer (Prémio Christian Andersen 2010).

EM RODA DO CONTA_ESPELHO

VEJA NO YOUTUBE


Em 'Espelho', a autora mergulha na relação simbólica entre o ser humano e seu reflexo, e, por meio de uma narrativa visual com grafite e aquarela, apresenta o primeiro encontro de uma garotinha com o espelho.

Autora: Suzy Lee


EM RODA DO CONTA_ESPERO

VEJA NO YOUTUBE


"Eu espero" é um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida. Quando se é pequeno, esperam-se pequenas coisas: que o bolo esteja bom, que chegue o Natal, um beijo antes de adormecer; depois, ao crescer, esperamos coisas maiores: o amor ou o fim da guerra. Fiz sempre banda desenhada e livros humorísticos, mas, recentemente, senti a necessidade de escrever um livro sobre o sentido da vida. Assim nasceu "Eu espero". O livro conta as coisas que se passam na vida com frases curtas, mas principalmente com imagens simples e ternas, desenhadas por Serge Bloch. A vida é feita de acontecimentos alegres ou tristes; o mesmo se passa em "Eu espero": o amor, o casamento, mas também a doença e a morte. Se bem que repleto de emoção, não se pode considerar um livro triste. Talvez seja o meu melhor livro até hoje (.) 

Davide Cali



EM RODA DO CONTA_POPVILLE

VEJA NO YOUTUBE



"NO INÍCIO, HÁ MUITAS VEZES APENAS UMA IGREJA COM O SEU CAMPANÁRIO VISÍVEL AO LONGE."


Ao enveredar pela técnica pop-up, alguns autores não têm conseguido resistir à construção de uma espécie de livro-espectáculo, onde cores, formas e volumes se atropelam e lutam ruidosamente entre si. Talvez isto explique a recepção que Popville teve a nível mundial. Um livro que surgiu contracorrente, numa verdadeira lição dessa rara sobriedade e elegância gráfica. Logo na primeira página deste livro, onde a quietude de uma paisagem pontificada por uma igreja isolada, acompanhada por algumas árvores, encontramos o primeiro parágrafo de uma narrativa sobre a evolução de uma paisagem urbanística, desarmante na sua simplicidade, onde sentimos a passagem do tempo página após página. Uma curta-metragem onde cada leitor define o seu guião e a sua banda sonora, à medida que cidade cresce e ecoa em si.

Bruaa




EM RODA DO CONTA_ONDA

VEJA NO YOUTUBE

Um dia cheio de sol.

Uma menina curiosa.

Uma onda brincalhona...


Apenas com estes três elementos, Suzy Lee criou este belíssimo livro em que as imagens puxam pelas palavras. E o texto surge espontaneamente na cabeça de cada leitor.

Tudo tão simples, tudo tão belo!

Sem palavras. Assim é contada a história em Onda, livro-imagem da jovem coreana Suzy Lee. Livro dos verões (e invernos) em diversos países, publicado originalmente nos Estados Unidos, já foi publicado em vários países pelo mundo. Ao todo, são 100 mil exemplares vendidos, em apenas um ano. Universal como o mar, as imagens relatam o primeiro encontro da menina com o mar. Com traços a carvão, Lee ilustrou em azul, preto e branco o ruído das águas, o bater de asas das gaivotas, o vento que balança o vestido da criança e a conversa silenciosa que se estabelece ao longo da narrativa. Porque cuida de todos os pormenores, a autora manuscreveu o título das edições estrangeiras, inclusive o da edição portuguesa.

A ONDA, em 2008, recebeu o Prémio do New York Times para o Melhor Livro Ilustrado para Crianças e a Medalha de Ouro da Sociedade dos Ilustradores Americanos.

Voltar ao topo