Eventos - VAMOS A ISSO?

2020

20Como forma de apoiar a comunidade albergariense neste inusitado período de isolamento profilático, a Sua Biblioteca Municipal prossegue na missão de lhe prestar o acesso a informação fiável, literatura, arte, música, entretenimento que nas bibliotecas públicas sempre encontra... e, nestes dias, não abrimos exceção!

Acompanhe-nos em https://bit.ly/3dojedv e desfrute de uma seleção de conteúdos online com sugestões que estamos certos que serão úteis para Vós: leituras, visitas a exposições, seleção de músicas e filmes, jogos, propostas de formação e outros recursos, blogs, sites de referência, ...

Todos os conteúdos são agregados e regularmente atualizados no portal da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, que conta com o forte apoio da RNBP, através do Flipboard disponível em: https://flipboard.com/@rnbp_dglab,  da RBE (https://www.digital-rbe.pt/) e do PNL2027 (http://www.pnl2027.gov.pt/np4/acoes?cat=eventos).


Vamos a isso?

PROTEJA-SE! FIQUE EM CASA! Estamos consigo!

#vamosaissoRNBP #covid19RNBP #estamosONRNBP




E AGORA JÁ POSSO TER UM ABRAÇO?

Ciclo de Conversas às Quartas - UAb|CLAs do Norte

E AGORA JÁ POSSO TER UM ABRAÇO?

Os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Peso da Régua, Ponte de Lima e São João da Madeira promovem as Conversas às Quartas, um ciclo de conversas online sobre temas da atualidade com especialistas das mais diversas áreas do conhecimento.

A primeira sessão irá decorrer no dia 20 de maio, às 17:30, em colaboração com a Academia de Parentalidade Consciente, e terá como convidadas Augusta Dantas, Joana Madureira e Marta Calado, Facilitadoras de Parentalidade Consciente, na conversa "E agora, já posso ter um abraço? - As emoções e os afetos em tempos de quarentena". Nesta conversa, as oradoras irão procurar focar sobretudo a importância da expressão das palavras na dinâmica dos afetos, a conjugalidade na parentalidade e, ainda, apresentar recursos para a família através de práticas e experiências.

A sessão, com a duração de 90 minutos e de participação gratuita, decorre online, sendo contudo necessária uma inscrição prévia em shorturl.at/yNSUZ

Mais informações:

https://www.facebook.com/events/244566026795260/

https://portal.uab.pt/noticias/sessao-online-e-agora-ja-posso-ter-um-abraco/



QUARENTENA PATO LÓGICA

QUARENTENA PATO LÓGICA

"Quarentena Pato Lógica" no IGTV conta com leituras de livros, conversas com autores e sugestões de atividades para toda a família. 

O primeiro vídeo já está disponível com a leitura de "Se Eu Fosse Um Livro" por André Letria.


Siga esta iniciativa aqui: https://www.instagram.com/pato_logico/channel/  



LIVROS PARA ESCUTAR

LIVROS PARA ESCUTAR

Porque o tempo é o que fazemos dele, no blogue Letra Pequena, de Rita Pimenta, encontra livros para escutar, particularmente para crianças e jovens: http://blogues.publico.pt/letrapequena/tag/livros-para-escutar/



MUSEUS DE TODO O MUNDO OFERECEM 

VISITAS VIRTUAIS GRATUITAS

MUSEUS DE TODO O MUNDO OFERECEM

A Google Arte e Cultura decidiu unir-se com mais de 500 museus e estão a oferecer visitas virtuais a qualquer pessoa. Isso mesmo, a entrada num museu à distância de um click, sem bilhete, sem fila, mas claro através de um ecrã. 

Em https://www.comunidadeculturaearte.com/museus-de-todo-o-mundo-oferecem-visitas-virtuais-gratuitas/ pode encontrar os museus e ditos acessos a cada um deles.



MEDITAR COM A LOJONG

MEDITAR COM A LOJONG

Menos ansiedade e stress? Aprenda a meditar com a Lojong e registe o seu progresso.

Funciona como uma escola para a mente, onde pode aprender a ser uma pessoa mais relaxada e livre da ansiedade e do stress que podem fazer parte da rotina.

Para isso, a aplicação Lojong disponibiliza vídeos, lembretes e conteúdos sobre os métodos e as tradições da meditação, propondo-lhe um caminho de dez etapas.

Oferecendo meditações guiadas, que podem reduzir significativamente os níveis de depressão, ansiedade e stress em cinco semanas, a app integra as mais diversas práticas baseadas em programas de mindfulness.

Assim que começar a utilizar a aplicação pode acompanhar o seu progresso e verificar se anda a cumprir com aquilo a que se propôs. E a aplicação ajuda a que não se esqueça dessa tarefa importante com lembretes que pode acionar.

Outra opção da Lojong é a ativação do "modo não-perturbe", de forma a que, enquanto está a meditar, se assegure que nada nem ninguém o vai distrair.

Para começar esta experiência pode-se registar através do Facebook ou email, tendo também a possibilidade de criar uma conta. 

A app está disponível para download gratuito na PlayStore e na AppStore.


MIÚDOS SEGUROS NA.NET

MIÚDOS SEGUROS NA NET

A segurança de crianças e adolescentes na Internet é hoje alvo da atenção de famílias, escolas e comunidades. 

Para mais informação sobre estes riscos e como os prevenir consulte https://www.miudossegurosna.net/

Conheça, ainda, tutoriais da Internet Society que o Projeto Miúdos Seguros Na.Net traduziu para Português e que estão disponíveis ao clicar na temática:

- Privacidade

- Privacidade e Direitos Humanos: 

- Gestão da Identidade: 

- Pegada Digital: 


Minimizar Riscos, 

Maximizar Benefícios. 





PANDEMIC ART

PANDEMIC ART

A Galeria de Arte Contemporânea Nuno Sacramento, tem o prazer de o convidar a visitar a Exposição Virtual "Pandemic Art" .

Exposição Coletiva de obras recentes dos artistas plásticos:

Albano Martins | Branislav Mihajlovic | Carla Faro Barros | Diogo Landô | Duma | Elio Jesús | Elizabeth Leite | Ernesto Rancaño | Fábio Carneiro | Gil Maia | José Ramon Lozano | Juan Domingues | Leandro Machado | Mabel Poblet | Nuno Horta | Nuno Raminhos | Pedro Figueiredo | Roldán Lauzán | Teresa Carneiro | Traexler Roman

Visite a exposição AQUI






"À VOLTA DO CORAÇÃO" 

Um poema, uma canção

À VOLTA DO CORAÇÃO

Muitos de vós já conhecem o José Fanha e o Daniel Completo e os seus  poemas e canções.

Cúmplices de um trabalho educativo que procura ir mais longe e levar  a poesia  e a festa da música a todos. Entenderam gravar nas suas casas algumas canções e poemas que partilham na "esperança de que ajudem a tornar este tempo mais leve, mais solidário, mais feliz."

Visite AQUI



PIGMENT 

UM LIVRO DIGITAL DE COLORIR PARA ADULTOS

UM LIVRO DIGITAL DE COLORIR PARA ADULTOS

É referido que pintar imagens reduz o stress e a ansiedade. A aplicação pretende substituir as canetas e o papel na atividade.

Os especialistas afirmam que bastam cinco ou dez minutos a pintar imagens para reduzir efeitos de stress e ansiedade nas pessoas. A atividade é comparada à meditação para ajudar a esvaziar a mente e aumentar a concentração. É nesse contexto que surge a aplicação Pigment, um livro digital para colorir.

A aplicação oferece diferentes formas de interação, seja a escolha e aplicação da cor no espaço assinalado, ou colorir com os mesmos movimentos que faria com um papel e canetas. A palete oferece 21 tipos de pinceis, marcadores e canetas. E uma oferta com mais de 4.000 imagens temáticas, entre animais, flores, paisagens, mandalas, entre outras mais, que depois de coloridas podem ser partilhadas com familiares e amigos.

A aplicação oferece um número ilimitado de cores, recorrendo a paletes curadas por profissionais, e apresenta um sistema de controlo de sombras.

Pode fazer o download da aplicação na versão Android ou iOS.

Para mais informações clique AQUI



ESPAÇO CRIANÇA DA DGS 

ESPAÇO CRIANÇA DA DGS

Para as famílias que estão em isolamento, é fundamental a organização de uma rotina diária que responda às necessidades de todos e que equilibre momentos de trabalho e de lazer, de interação e autonomia e que garanta tempo para si próprio.

Neste sentido, a Direção-Geral da Saúde em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses sugere duas possibilidades de organização de um plano semanal familiar (um com sugestões dirigidas a crianças mais novas, até aos 5 anos, e outro a crianças mais velhas, até aos 14 anos), que deve ser sempre adaptado às características e realidade específica de cada família. E ainda um conjunto de atividades que respondem às diferentes necessidades de desenvolvimento das crianças e que podem servir de inspiração às famílias. A estabilidade e a previsibilidade são essenciais para o equilíbrio emocional das crianças, sobretudo das mais pequenas.

Disponível AQUI



APP "WE ARE LIVE"

WE

As transmissões ao vivo têm sido uma das grandes companhias dos internautas que em todo o mundo decidiram (ou estão obrigados a) ficar em suas casas. Mas como estar a par do que acontece nas várias redes sociais? Uma app criada por um português ajuda.

We Are Live foi o nome escolhido por Luís Mendes Amado, português residente na polónia, para uma aplicação lançada em tempos de distanciamento social imposto pelo surto de COVID-19 que afeta o mundo inteiro.

No caso da We Are Live, o objetivo é reunir numa única aplicação todos os lives gratuitos em áreas como  música, fitness e comédia, que "passam" no Instagram, Facebook e YouTube.

Depois do download gratuito, um toque no ecrã é quanto basta para aceder diretamente ao evento pretendido, sempre categorizado, sem necessidade de login, passwords e outras complicações.

A app está disponível para download gratuito na PlayStore e na AppStore.

Para mais informações clique AQUI 



HISTÓRIAS EM 77 PALAVRAS

HISTÓRIAS EM 77 PALAVRAS

No blogue da escritora Margarida Fonseca Santos [https://77palavras.blogspot.com/] encontra uma listagem de todos os desafios já publicados das Histórias em 77 palavras, para brincar (e aprender) a sério com as palavras. Escolha o que quiser. Depois, é só escrever uma história em 77 palavras e enviar para 77palavras@gmail.com.

Ajuda muito se enviar as histórias no corpo do email e com o nome, idade e cidade, e o número do desafio.

#77palavras 



RÁDIO ZIG ZAG

RÁDIO ZIG ZAG

"Uma rádio feita para crianças e com crianças, dos 5 aos 9, onde a magia não tem limites!

Na rádio Zig Zag, os livros ganham vida, [...]há tubos de ensaio a explodir, dinossauros a invadir tablets e computadores!!!"

E muito mais!

http://www.rtp.pt/play/zigzag/

http://media.rtp.pt/zigzag/programa/movimento-gentil




EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA FAMÍLIA

EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA FAMÍLIA

No blogue de Lúcia Maria Barros é um espaço que "materializa o Diário do Programa ELF (Educação Literária na Família) (...) Além de um conjunto de sugestões de literatura para a infância, partilha experiências (e efeitos) da leitura em ambiente familiar: http://educacaoliterarianafamilia.blogspot.com/



LINHA SOMOS TOD@S DIGITAIS

LINHA SOMOS TOD@S DIGITAIS

A "Linha Somos Tod@s Digitais" (800 100 555) está disponível todos os dias da semana, entre as 12h00 e as 20h00.

Do outro lado do telefone poderá contar com estudantes do ensino superior prontos para @ ajudar na utilização das principais plataformas de comunicação.

Saiba mais sobre esta plataforma em https://www.somostodasdigitais.pt/ ou https://www.somostodosdigitais.pt/

#INCoDe2030 #CompetenciasDigitais #SomosTodosDigitais #ComunicacaoSemBarreiras



O MONSTRO MINÚSCULO QUE QUERIA SER REI

O MONSTRO MINÚSCULO QUE QUERIA SER REI

O blog Ficções Breves, de Carlos Alberto Silva, disponibiliza contos curtos, dos quais um conto sobre o vírus que assolou as nossas vidas por estes dias. 

A não perder clicando AQUI



FICAEMCASACOMCIÊNCIA 

ATIVIDADES PARA EXPLORAR EM FAMÍLIA!

FICAEMCASACOMCIÊNCIA

Nestes dias em que devemos todos ficar em casa, apresentamos um conjunto de propostas para preencher com ciência e diversão o tempo dos mais pequenos (e dos mais crescidos também).

Saiba mais em: https://www.ua.pt/fabrica/page/24708




ORDEM DOS PSICÓLOGOS

ORDEM DOS PSICÓLOGOS

No âmbito da promoção de literacia psicológica, a Ordem dos Psicólogos Portugueses tem preparado e disponibiliza a toda a população através do seu sítio na internet dicas, vídeos, a tradução de materiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre outros. Um site a acompanhar em https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/covid19/


Famílias em isolamento durante a pandemia | Consulte o Kit de sobrevivência para os pais AQUI



CORONAKIDS: SITE INFORMATIVO, JOGO E LIVRO SOBRE A COVID DE ACESSO GRATUITO

CORONAKIDS

"A editora Ideias com História tem estado a colaborar com a Direção-Geral da Saúde (DGS) na criação de materiais pedagógicos relacionados com a COVID-19. O acesso é livre e quanto mais partilharem, mais estamos a colaborar num correto acesso à informação, tão importante nos dias de hoje."


Site de sensibilização para as crianças 

www.coronakids.pt


Jogo online «STOP CONTÁGIO»

 https://bit.ly/2Qs2p7F



CONCURSOS A DECORRER NO SITE CoronaKids

«Uma história em tempos de COVID-19» 

«Um desenho em tempos de COVID-19» 


"A editora Ideias com História está a promover um concurso no site pedagógico CoronaKids, que desenvolve em parceria com a Direção-Geral da Saúde, a que podem concorrer crianças, jovens e adultos. O concurso apresenta as categorias de história e desenho, devendo os mesmos estar centrados na temática «viver em tempos de COVID-19».

Os vencedores em cada categoria recebem material pedagógico e podem ainda indicar uma escola ou uma biblioteca a quem queiram que a editora ofereça 22 livros, jogos e kits.


Mais informação sobre os concursos AQUI




SEBENTA DA QUARENTENA

SEBENTA DA QUARENTENA

A Sebenta da Quarentena é a forma mais simples e sentida que 40 autores, e mais alguns, arranjaram de, ao longe, espalhados um pouco por todo o País, dizer que se preocupam com todos os que se encontram em isolamento social.

Para aceder clique AQUI




O BANDO DAS CAVERNAS

O BANDO DAS CAVERNAS

Nuno Caravela, autor da coleção "O Bando das Cavernas", está em casa a escrever os próximos livros, mas tem dispensado um tempinho para partilhar com os fãs da coleção algumas atividades para ajudar a passarem tempo de qualidade.

Conhece, então, JOGO super divertido para jogarem todos em família! Estão preparados para O Bando das Cavernas Especial Quarentena - Vamos Vencer o Coronavírus? Basta imprimirem, montarem as peças e toca a jogar. Para isso clica aqui

Se carregares aqui podes ler PIADAS irresistíveis vindas dos confins do tempo! 

As HISTÓRIAS podem ser consultadas AQUI 

As FICHAS para treinarem matemática e divertirem-se ao mesmo tempo podem ser consultadas AQUI



(ANTI)QUARENTENA DE LEITURAS 

(ANTI)QUARENTENA DE LEITURAS

O Plano Nacional de Leitura - PNL2027 - iniciou a 16 de março a publicação (Anti)quarentena de Leituras, com sugestões diárias para os próximos dias! Não deixe de conhecer as propostas, que vão de jogos e aplicações divertidas, atividades em família, livros e leituras: http://www.pnl2027.gov.pt/np4/acoes?cat=eventos

#antiquarentenadeleituras #pnl2027 #lermais



"A MINHA AVÓ TEM CORONAVÍRUS"

A MINHA AVÓ TEM CORONAVÍRUS

Um livro infantil digital gratuito, disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde, dedicado a crianças e às suas famílias neste novo contexto social.

Conheça a história desta avó que explica aos mais novos o que é este novo vírus e como pode ser tratado.

Descarregue o livro AQUI



"GUERREIROS DA SAÚDE CONTRA O CORONAVÍRUS" 

GUERREIROS DA SAÚDE CORONAVÍRUS

Livro digital didático desenvolvido pela Betweien e gentilmente partilhado com as Bibliotecas Municipais, disponível para download GRATUITO e acessível a todos

Mensagem da equipa Betweien para os mais novos:

Guerreiros e Guerreiras, (...) decidimos fazer este livro, para vos ajudar a entender melhor todos estes acontecimentos e para que possam passar melhor o vosso tempo com os vossos pais e mães - os vossos escudos nesta batalha que todos estamos a travar para combater o vírus.

Até breve!

A equipa Betweien

Descarregue o livro AQUI



BOLSA DE INFORMAÇÃO - COVID-19

BOLSA DE INFORMAÇÃO - COVID - 19

A página oficial do Município de Albergaria-a-Velha disponibiliza informação atualizada, recomendações e diretivas da Direção-Geral da Saúde, o plano de contingência municipal e demais informação fidedigna.

A melhor arma contra o vírus é a informação: https://www.cm-albergaria.pt/pages/1186?news_id=684



CONVERSAS AO PÉ DA PORTA

CONVERSAS AO PÉ DA PORTA

Projetado para três diferentes estações, o Paisagem Efémera - natural e rural é uma criação transdisciplinar concebida para se desenvolver numa lógica de intervenção artística na paisagem. A primeira, que seria apresentada no final de maio (impossibilitada devido ao surto de covid-19), tem como foco a paisagem natural e exterior, com intervenções artísticas no meio da natureza.

O Ciclo "Conversas ao Pé da Porta", concebido pelo projeto de mediação de públicos do Teatro da Didascália  zOOm : ver melhor, surge como resposta à impossibilidade de fisicamente nos reunirmos no espaço público a propósito do Paisagem Efémera - natural e rural.

Como tal, pretendemos trazer para a rua virtual, todas as quintas-feiras a partir do dia 30 de abril e até 28 de maio, um convidado de uma área científica para conversar sobre perspectivas da paisagem que contenham maturação de pensamento crítico, alargando as possibilidades de olhar pela primeira vez lugares que sempre conhecemos.

Desvendamos desde já os temas e convidados das duas primeiras conversas:

30 de abril, quinta-feira, às 19h 

Tema: Geografias físicas e humanas

A paisagem e a relação dos homens com a geografia do lugar. A construção da religiosidade, do trabalho, do imaginário e da identidade a partir da geografia do território. A paisagem e as suas definições - rural, urbano, fabril - na construção do eu e do outro, singular e coletivo.

Convidado: Álvaro Domingues (biografia aqui)

Domínios: Geografia Urbana, Urbanismo.


7 de maio, quinta-feira, às 19h 

Tema: A arte

A paisagem na história d' Arte. Paisagem-inspiração, paisagem-limitação, paisagem-construção. Os objetos de arte na paisagem.

Convidado: Ricardo Reis (biografia aqui)

Domínios: História da Arte, Filosofia.


Todas as semanas serão partilhadas as coordenadas e indicações para as conversas, tais como biografias dos convidados e sua contextualização no tema.

*Todas as conversas serão acompanhadas por uma intérprete de língua gestual portuguesa, e as mesmas serão realizadas através da plataforma zoom e transmitidas em direto no canal do youtube do Teatro da Didascália.


CLIQUE AQUI para aceder.



7 DIAS COM OS MEDIA 2020

7 DIAS COM OS MEDIA 2020

De 3 a 9 de maio de 2020 convidamos todos os que se quiserem associar à Operação 7 Dias com os Media, a criar algum evento ou conteúdo que tenha como foco os media, o seu uso competente, criativo e crítico. Faça o seu REGISTO no site da iniciativa!

No domingo, dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e de início dos 7 Dias com os Media sem Sair de Casa, será lançado no  sítio da iniciativa e nas respetivas redes sociais (Facebook, YouTube) um debate que vai decorrer online:

Título: Liberdade de expressão e literacia mediática

Participantes:

Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media

João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação

Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 e membro do Grupo Informal de Literacia Mediática

Manuel Carvalho, Diretor do Jornal Público

João Martins, Embaixador da Juventude no projeto Better Internet for Kids e aluno do mestrado em Sistemas Inteligentes, Universidade de Coimbra

Moderador: Daniel Catalão, Jornalista RTP

Mais infos em http://www.7diascomosmedia.pt/

Consulte também a página oficial do facebook AQUI



DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Hoje, dia 5 de maio de 2020, o PNL2027 associa-se à celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. 

Acedam ao portal do PNL2027, oiçam o depoimento de António Nóvoa, Embaixador de Portugal junto da UNESCO, a notícia do lançamento do concurso literário "Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa", o testemunho de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação e linguista, e vejam ainda:

- Livros PNL...

- Literatura em português

- Para ler e ouvir

- Ainda usamos estas palavras? - Resultados do inquérito público online

- Jogos e quizzes de língua portuguesa PNL

- Recursos

- Livros e Quizzes sobre Língua Portuguesa

- Festival 5L 

Celebremos a nossa língua, hoje e sempre!

Cumprimentos gratos,

Teresa Calçada

(Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027)



CURSO DE FOTOGRAFIA DA NIKON

CURSO DE FOTOGRAFIA DA NIKON

São cerca de 250 dólares em aulas de fotografia, lecionadas por grandes nomes do meio, totalmente gratuitas até ao final de abril.

Esta não é a melhor altura para sair de casa e fotografar paisagens, dado o atual estado de emergência, ativado por causa da pandemia de COVID-19, mas a Nikon está a dar-lhe a oportunidade de responder ao desejo com um conjunto de cursos de fotografia online.

A empresa disponibilizou 10 lições digitais no seu site, até ao final do mês de abril, e recorda que a sua missão sempre foi "empoderar os criadores". "Nestes tempos de incerteza, podemos fazer isso ao mantermos os criadores inspirados e conectados e ao contribuirmos para o seu crescimento", escreveu a marca norte-americana em comunicado.

As aulas duram entre 15 e 70 minutos e, normalmente, custam entre 15 e 50 dólares, pelo que estão a ser oferecidos cursos de fotografia no valor de, mais ou menos, 250 dólares.

O "sumário" das lições inclui conteúdos como fotografia paisagística, fotografia macro e princípios de fotografia. Há ainda uma aula sobre o desenvolvimento de videoclips e o leque de professores conta com nomes como Reed Hoffman e Chris Hershman. Há ainda alguns vídeos que ensinam técnicas específicas para determinados modelos de câmara.

Para aceder a estes cursos, basta registar-se no site americano da marca, com nome e email.

Para mais informações CLIQUE AQUI



O 25 DE ABRIL ! EXPLICÁ-LO E CELEBRÁ-LO EM CASA

25 DE ABRIL

Uma recolha de sugestões de leituras, vídeos explicativos, resumos orientadores e muito mais para ajudar a explicar e a celebrar o 25 de abril, em Família, em casa! CLIQUE AQUI para consultar essa recolha.

E, ainda, ABRIL NO BAIRRO DA MÚSICA

Os artistas do Bairro da Música vão comemorar o 25 de Abril de forma diferente.

"8 artistas 8 canções para celebrar a liberdade" é o ponto de partida do evento "Abril no Bairro", criado pela agência Bairro da Música, que terá lugar nas redes sociais, dias 24 e 25 de Abril.

Blind Zero, Joana Alegre, Jorge Palma, Pedro Moutinho, Rui David, The Happy Mess, Vicente Palma e Zeca Medeiros juntam-se neste evento on-line ao qual o público poderá assistir, através do Facebook de cada artista, entre as 21h30 e as 22h15 de sexta-feira e sábado. Tendo como ponto de partida o tema da liberdade, cada artista/grupo vai partilhar uma canção que preparou especialmente para esta data.



DIA MUNDIAL DO LIVRO 

"Um livro no coração. Todos somos Livros."

DIA MUNDIAL DO LIVRO

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.

Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de La Vega, falecidos em Abril.

Se este ano vai ser difícil oferecer uma rosa, fácil será oferecer um livro. Vá à livraria da sua zona ou encomende online, e envie um livro para os que lhe são mais queridos. 

Um livro no coração. Todos somos Livros.


O cartaz está para download no site do Livro.DGLAB em http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/DiaMundialdoLivro2020.aspx

Mariana Rio (n.1986) vive no Porto. É licenciada em Design Gráfico e em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Estudou também Academia de Belas Artes de Wroclaw, na Polónia. Apesar de muito nova, recebeu já vários prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro.



PASSATEMPO DIA MUNDIAL DO LIVRO

#UMABIBLIOTECAUMLEITOR

PASSATEMPO DIA MUNDIAL DO LIVRO

Para comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, que se celebra a 23 de abril, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, promove o passatempo #UmaBibliotecaUmLeitor como forma de celebrar o Livro e os autores, mas com destaque para os Leitores.

Foi pedido às bibliotecas públicas portuguesas (incluindo a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha) que sugerissem 1 livro para o público adulto e 1 livro para o público infantil. Dos mais de 150 títulos propostos, foram identificados os 10 livros mais sugeridos pelas bibliotecas, adulto e infantil, que serão votados pelos leitores!

Queremos eleger o livro preferido dos utilizadores das bibliotecas públicas portuguesas! Escolha o seu livro preferido e ganhe um prémio. Ao fazê-lo pode também estar a oferecer livros à sua Biblioteca Pública. Por isso, não se esqueça de identificar a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha no espaço próprio do formulário!

VOTE AQUI

Para mais informações clique aqui



DIMS | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: 18 de abril

DIMS

Celebrando-se o DIMS | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de Abril, desde 1982, não perca a oportunidade de passar tempo de qualidade sem sair de casa.

Para isso, deixamos o link para informação relevante sobre o Património de Albergaria-a-Velha https://www.cm-albergaria.pt/pages/6, bem como uma lista de Museus nacionais e internacionais que dispõem de visitas online. Uma espécie de vá para fora cá dentro da cultura! 

Prontos para uma visita ao museu? Visite em https://pumpkin.pt/eventos/museus-gratuitos-online/



A MELHOR CARTA 2020

A MELHOR CARTA 2020

A Fundação Portuguesa das Comunicações organiza mais uma edição do concurso "A melhor carta".

O desafio é lançado a jovens entre os 9 e os 15 anos (feitos até 31 de janeiro de 2020) . O tema para este ano é "Escreve uma mensagem para um adulto sobre o mundo em que vivemos". A data limite para receção das cartas é 2 de abril de 2020 (data do carimbo do correio), portanto, mãos à obra.


Mais informações em https://www.fpc.pt/pt/concurso-a-melhor-carta-2020/


Voltar ao topo